1. O que é NR 10?

    ?

    NR 10 é a norma regulamentadora que atua para regulamentar os serviços em instalações elétricas e que envolvam eletricidade e seus riscos. Os serviços vão desde atividades de instalação, manutenção, operação de máquinas e instalações elétricas.
  2. O que é NR 12?

    ?

    Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.
  3. O que é NR 11?

    ?

    Norma regulamentadora que estabelece os requisitos de segurança em transportes, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais como chapa de mármore, granito e outras rochas.
  4. O que é NR 13?

    ?

    É a norma regulamentadora que estabelece todas as exigências para a operação, manutenção e instalação de caldeiras e vasos de pressão.
  5. O que é NR 18?

    ?

    NR 18 é a norma regulamentadora que estabelece regras e diretrizes para as condições de trabalho e para o ambiente de trabalho na área da indústria da construção.
  6. O que é NR 35?

    ?

    Trabalhos em altura exigem cuidados especiais. A Norma Regulamentadora 35 tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos de proteção desde o planejamento, organização e execução de trabalhos em altura.
  7. O que é Sistema de Gestão Integrada ou SGI?

    ?

    Entende-se por Sistema de Gestão Integrada (SGI) o conjunto integrado dos sistemas de gestão da qualidade, do meio ambiente, da segurança e saúde no trabalho, e da responsabilidade social, incluindo a gestão de riscos, de custos e de prazos. Para aplicação dos sistemas de gestão existem normas para as empresas se referenciarem e adquirirem a certificação. A gestão da qualidade é dada pelo ISO 9001, a do meio ambiente pela ISO 14001 e segurança e saúde no trabalho através da OHSAS 18001 (atualizada para ISO 45001).
  8. O que é ISO 9001?

    ?

    É uma norma utilizada para padronizar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) buscando o objetivo da obtenção da qualidade total. Faz parte do conjunto de normas designado ISO 9000 e pode ser implementada em empresas de qualquer tipo de área de atividade e tamanho. Existe uma versão brasileira da ISO 9001, designada como ABNT NBR ISO 9001. Com essa norma é implementada e cumprida, é estabelecida uma relação de confiança entre a empresa e cliente. O que faz com que as pessoas se interessem pelo produto oferecido é o grau de satisfação que ele possa oferecer aos desejos e necessidades das pessoas e isso faz um produto ter qualidade. Existem duas etapas da ISO 9001, a implementação realizada através da Consultoria ISSO 9001 e a certificação realizada por empresas credenciadas, como a TÜV Rheinland.
  9. O que é ISO 14001?

    ?

    É uma norma utilizada para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O sistema de Gestão Ambiental ISO 14001 é definida como um conjunto de ações sistematizadas com os objetivos de visar o atendimento das boas práticas, das Normas e da Legislação Ambiental. A norma 14001 representa para as empresas uma das etapas para a sustentabilidade através da redução de custos com: autuações provindas de fiscalizações, passivos ambientais, matérias primas, resíduos e emissões ambientais, assim, devem promover a melhoria do Meio Ambiente, implementar e difundir os princípios do desenvolvimento sustentável. A certificação ambiental ISO 14001 necessita da implantação com o apoio de consultoria para atender as seguintes etapas: 1. Comprometimento e Liderança da Administração 2. Diagnóstico da Situação Atual (Revisão Ambiental Inicial) 3. Definição da Política Ambiental 4. Planejamento 5. Implantação e Operação 6. Monitoração e Avaliação (Auditoria) 7. Revisão do SGA (Melhoria Contínua) Após a implantação, o sistema de gestão ambiental ISO 14001 necessita de uma empresa credenciada para realizar a certificação, como a TÜV Rheinland.
  10. O que é OHSAS 18001?

    ?

    É uma norma utilizada para padronizar o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) oficialmente publicada pela BSI (British Standards Institution, ou Instituto Britânico de Padrões). A norma OHSAS 18001 orienta a formatação para o sistema de gestão. Consiste na elaboração da política e objetivos para que a empresa gerencie a Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). As empresas devem conhecer e tratar os riscos de segurança e saúde aos trabalhadores. A implantação da OHSAS 18001 consiste em cinco principais etapas: 1. O desenvolvimento 2. O planejamento, que inclui as sub-etapas de: 3. Implementação e operação 4. Verificação e controle 5. Análise crítica pela direção Como funciona a certificação OHSAS 18001? A certificação OHSAS 18001 pode é aplicada para qualquer tipo de empresa desde que o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) atenda aos requisitos da norma. Para a implantação da norma é indicado empresas que realizem a Consultoria OHSAS 18001. A certificação é realizada por empresas credenciadas, como a TÜV Rheinland.
  11. Qual a diferença de OHSAS e OSHA?

    ?

    A sigla OHSAS significa Occupational Health and Safety Assessments Series que, traduzindo, seria Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional. É a norma que trata a respeito Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), conhecida como OHSAS 18001. A sigla OSHA significa Occupational Safety and Health Administration que, traduzindo, seria Administração de Saúde e Segurança Ocupacional. É uma agência dentro dos Estados Unidos responsável por assegurar condições seguras e saudáveis para os trabalhadores por meio de definições e aplicação de padrões e fornecendo treinamento, divulgação, educação e assistência.
  12. Como atender a Segurança em Máquinas e Equipamentos?

    ?

    A segurança no trabalho em máquinas e equipamentos serve para reduzir os riscos com acidentes aos trabalhadores. O atendimento legislativo é realizado através da Norma Regulamentadora nº12 (NR 12). A empresa necessita de uma apreciação de risco (análise de risco e redução de risco) contendo o estudo dos perigos existentes e as ações que devem ser realizadas para fornecer a segurança de máquinas com a maior redução de risco possível. As medidas de redução de risco são realizadas por proteção para máquinas e equipamentos. Existem diversos tipos de proteção de máquinas, tais como fixas e móveis. Também são utilizados dispositivos de segurança em máquinas e equipamentos, tais como sensores, sistemas de controle e acionamento. A adequação NR-12, além do atendimento legislativo, fornece todos os benefícios em relação à Gestão de Segurança e Saúde da empresa.
  13. Quando é necessária a Adequação NR 12?

    ?

    A norma NR 12 é aplicada para todas as máquinas e equipamentos novos ou usados anteriores ou posteriores a 2010, independente do processo e tamanho da organização. Somente eletrodomésticos, equipamentos manuais ou como exemplo máquinas em museus não necessitam do atendimento. A NR 12 completa pode ser encontrada no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Deve sempre se atentar para a utilização da NR 12 atualizada, pois esta sofre atualizações conforme a necessidade de esclarecimentos e inovações.
  14. Onde encontrar guarda corpo na NR 12?

    ?

    O Anexo III (Meios de Acesso Permanentes) indica a exigência NR12 guarda corpo. São indicados os tipos de acesso, dimensionamentos, inclinação permitida e definições. Deve ser levado em considerações a aplicação da NR12, pois existem definições de guarda corpo, meios de acesso, rotas de fuga (saída de emergência) em outras normas, como NR18, normas técnicas e normas dos bombeiras conhecidas como NPT (Norma de Procedimento Técico).
  15. Quais normas são aplicadas aos Elevadores de Cremalheira?

    ?

    O elevador cremalheira é aplicado como um elevador de obra, sua utilização é temporária, sendo comum em construções. Atualmente o fabricante de cremalheira possui desafios para o atendimento de segurança. O elevador de obras necessita atender a NR 12, NR18 e a norma técnica NBR 16200. Para o atendimento dessas normativas é necessário um estudo específico para diagnóstico e validação.

Faça a sua pergunta:

CONTATO
Se a sua dúvida não foi respondida nas postagens do FAQ, faça a sua pergunta usando o formulário abaixo, teremos a maior satisfação em ajudá-lo:
Nome
Sua dúvida
E-mail
Assunto
Enviar
Roka Engenharia
Curta e siga a ROKA ENGENHARIA nas redes sociais:
Ou ligue agora mesmo: